Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

EMEB Nilza de Oliveira Pipino realiza 1ª Festa Julina comunitária

Mais de 400 pessoas participaram da festa típica caipira

Cristiane Sagioratto

A Prefeitura de Vera por meio da Secretaria de Educação realizou na última sexta-feira (06) a 1ª Festa Julina comunitária da Escola Municipal Nilza de Oliveira Pipino. Com um público de mais de 400 pessoas, o evento contou com apresentação de dança quadrilha dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Os alunos puderam se divertir com barracas de pescaria, algodão doce, pula-pula e ainda uma mesa composta por quitutes entre doces e salgados trazidos pelos pais dos alunos foi composta no interior da quadra de esportes para celebrar a festa.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Cláudia Brandão, o evento visou o resgate da tradicional festa típica caipira e a integração entre pais, alunos e comunidade escolar.  A ideia da festa julina comunitária foi pensada entre equipe pedagógica e Secretaria Municipal de Educação (SMECD). Na sua 1ª edição, a gestora da E.M Nilza Pipino disse que conseguiu cumprir a proposta de integrar família e escola. “Pensamos no Projeto Festa Julina comunitária como forma de resgatar a união e a tradição da festa caipira, cumprimos nosso objetivo e estou muito feliz. Eu e corpo docente acreditamos desde o início no projeto e foi um sucesso”, comemora Cláudia Brandão.

A Secretária de Educação de Vera, Cecília Gabriela Moraes, defende a integração entre educação, família e comunidade escolar sem visar lucro nas festas juninas e julinas.  A gestora da educação apoia o projeto festa julina comunitária desde o início do projeto. “A Rede Municipal de Ensino tem implantado gradativamente o “Projeto Festa Comunitária”. Uma sugestão da SMECD para realizar eventos de acordo com a proposta da escola dentro da gestão democrática de ensino. “Desta forma a instituição não visa obter lucro com atividades dessa natureza e sim, promover a integração entre escola e comunidade. Parabenizo a gestora Cláudia Brandão que, juntamente com pais, alunos e funcionários fizeram uma festa maravilhosa”, destaca Gabriela.

A Escola Municipal Nilza de Oliveira Pipino atende crianças do primeiro ciclo de alfabetização do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e o corpo docente é composto por 32 professores.

Teve ainda concurso de Sinhozinho e Sinhazinha 2018.

Confira abaixo as fotos da 1ª Festa Julina Comunitária da E.M Nilza de Oliveira Pipino.