Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

Terça, 10 Julho 2018 07:55

Secretária de Educação de Vera participa de encontro da UNDIME em Várzea Grande

GABI 1A Secretária de Educação de Vera, a Professora Cecília Gabriela Moraes participou do Encontro promovido pela UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) nos dias 05 e 06 de julho em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. O evento na 11ª edição, contou com o “II Seminário de Educação Infantil: Um currículo integrador e plural no processo educativo”, sob as temáticas a organização do trabalho pedagógico e a formatação de um currículo integrador e plural à luz da BNCC.

O evento intitulado: XI Fórum Extraordinário "O Regime de Colaboração - A Superação dos Desafios na Gestão Publica da Educação" e o 2º Seminário de Educação Infantil "Um Currículo Integrador e Plural no Processo Educativo, visou a premissa e o aprofundamento de reflexões sobre maneiras de regulamentar o regime de colaboração entre os entes federados, de modo a fortalecer as políticas públicas educacionais para propor formas de contornar as crises orçamentárias e financeiras. Ainda foram debatidas questões relacionadas à regulamentação e implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) e instituição do Sistema Nacional de Educação.

Cecília Gabriela defende que o gestor educacional precisa participar de eventos como esse para sua atualização bem como da sua equipe ou para adquirir mais conhecimento e até mesmo para trocar experiências com colegas de outras cidades. “Administrar a educação municipal exige iniciativas coerentes para o processo ser eficaz e efetivo com a responsabilidade direta da implementação de políticas educacionais necessárias ao cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação”, destaca a Secretária Municipal de Educação de Vera.

O município de Vera foi premiado por meio de um sorteio com 50 unidades do livro: OS BASTIDORES DA MENTE HUMANA E A EDUCAÇÃO DE NOSSO FILHOS – Escola da Inteligência, idealizada por Augusto Cury: um programa com metodologia inovadora e de fácil aplicação conduzindo a reflexão sobre alguns aspectos básicos do funcionamento da mente humana e como esse conhecimento é imprescindível para formarmos jovens emocionalmente saudáveis. Os livros serão distribuídos a todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Sem dúvida foi muito proveitoso participar de todo esse debate e agregar mais conhecimento para somar ao nosso trabalho como gestor municipal na execução de políticas públicas educacionais que realmente atendam aos anseios e as necessidades dos cidadãos verenses. A UNDIME tem esse papel, pois apóia amplamente a gestão municipal oferecendo suporte e várias ferramentas por meio do canal digital além de periodicamente realizar encontros como esse para o aprimoramento dos secretários de educação e equipes,” finalizou a secretária Cecília Gabriela.

Confira abaixo as demais fotos do evento da União dos Dirigentes Municipais de Educação: