Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

Quinta, 14 Junho 2018 12:33

Administração Giacomelli realiza cerimônia de encerramento do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa nesta quinta-feira (14)

PNAIC145 Profissionais da Educação receberão certificados de conclusão do Curso de Formação Continuada de professores alfabetizadores

A Prefeitura Municipal de Vera por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura/Desporto comunica que nesta quarta-feira (14) às 19h será realizado o Encerramento do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017/18 no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli.

Na oportunidade, 45 Profissionais da Educação, entre eles, da EMEI Professora Silva Helena Machado e professoras da Escola Nilza de Oliveira Pipino, receberão certificados de conclusão do Curso de Formação Continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo, cuja duração foram de oito meses.

De acordo com a coordenadora Pedagógica do município, Alessandra Paruci, o evento faz parte do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) por meio do Ministério da Educação (MEC) e é um compromisso assumido entre o município de Vera e o governo Federal.

O objetivo do PNAIC é o de garantir alfabetização de todas as crianças até os oito anos. Assim, a primeira ação do Programa foi a Formação Continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo, cuja etapa correspondente ao biênio 2017/18 e será concluída nesta noite.

A Secretária de Educação, Cecília Gabriela Moraes disse que, Exalto o empenho dos cursistas que dedicaram se ao longo do programa com estudos de 4 horas após o expediente (das 17 as 21 horas quinzenalmente); foi exaustivo e exigiu muita determinação dos professores para participar da formação.

Ressalto que o Pacto é umas das ações para o cumprimento da meta 5 do PNE - Plano Nacional da Educação bem como contemplar a meta 3.6 do Plano Municipal de Educação (2015-2025) que definiram: priorizar a alfabetização de todas as crianças no máximo até o final do 1°ciclo de aprendizagem. De maneira geral a proposta do PNAIC tem intencionalidades muito positivas se conseguirmos o equilíbrio entre o que se propõe e o que se realiza na prática e isso envolve uma ação conjunta de todas as instâncias governamentais.
É um grande desafio que precisa do esforço e união de todos os envolvidos no processo: alunos, professores, equipe gestora, secretaria e pais de alunos.
Parabenizo todos os professores partipantes, as formadoras e a coordenação local., finaliza Gabriela.

Serão convidados para prestigiar o evento o prefeito Moacir Giacomelli, autoridades municipais e vereadores.

Fonte: Cristiane Sagioratto - Assessoria de Imprensa