Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

Vera lança exposição fotográfica no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli

Exposição Fotografica Vera MT 18

CRISTIANE SAGIORATTO

Belas imagens relatam história de 62 mulheres pioneiras no processo de colonização da Gleba Celeste em MT

Com o tema “Desbravar a terra e promover a vida” que a Administração Municipal de Vera por meio do Departamento de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) inovou na noite de terça-feira (05) com uma linda exposição fotográfica de encher os olhos de quem passou pelo Centro de Eventos Olímpio Giacomelli.

A professora e escritora Leni Chiarello Ziliotto apresentou uma exposição de imagens construídas a partir de 62 mulheres pioneiras que ajudaram a construir a história do município de Sinop/MT bem como da Gleba Celeste (Vera, Claudia, Santa Carmem e Sinop).

O evento visou apresentar ao público o resgate da Cultura no município, a democratização o acesso à arte, incentivo a leitura, formação de novos leitores de imagens, expor em imagens o relato de vida de 62 mulheres pioneiras no processo de colonização da Gleba Celeste em Mato Grosso, mais especificamente aquelas que se estabeleceram e atualmente vivem em Sinop, entre elas, relata a história de Marta um das pioneiras de Vera.

Leni contou que a ideia do trabalho das fotografias surgiu a partir de um livro que escrevera em Nova Mutum, composto por quatro artes em uma única obra (fotografia, grafite, poema e relato). Como Sinop traz a ideia de pioneirismo, Leni decidira contar por meio das fotografias, a história das pioneiras juntamente com um poema, é o que mostra a exposição fotográfica. O conceito utilizado foi uma fotografia atual de cada uma das pioneiras no centro e o que elas foram enquanto mulheres no município, composta também com fotografias antigas e do começo de Sinop.

“Os relatos que eu tenho é que os primeiros atendimentos médicos foram em Vera, as primeiras escolas, primeiros mercados, aonde as pessoas vinham buscar mantimentos. Foi em Vera antes de existir qualquer outro município. Vera tem a grande responsabilidade de ser a raíz dos serviços essenciais da população, foi o começo da Gleba Celeste e não tem como desligá-la de Sinop”, destacou a escritora.

“Para mim é uma grande honra receber uma exposição tão rica com peças lindas produzidas por uma profissional tão conceituada como Leni”, avalia o Chefe do Departamento Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Rodrigo Gomes.

A Secretária Municipal de Educação, Cecília Gabriela Moraes, destaca que a exposição fotográfica da professora Leni é inédita no município. Uma história contada com paixão, através de imagens e narrativas. “Sem dúvida é um trabalho de grande importância exaltando a bravura das mulheres pioneiras da Gleba Celeste. Quem tiver a oportunidade de visitar a mostra, poderá conferir como as mulheres contribuíram decisivamente para toda a formação de Vera e Sinop”, disse.

A gestora da Pasta da Educação ressalta ainda que são mais do que histórias de vida: são exemplos de mulheres fantásticas e destemidas que venceram preconceitos e abriram caminho para as novas gerações com a presença feminina e a ocupação do seu espaço na atualidade. “Muitos obstáculos vencidos, impactando positivamente na sociedade e a inspiração para o enfrentamento de outros desafios a superar”, finaliza.

Ana Claudia Souza, 29, ficou encantada com as imagens das pioneiras no Centro de Eventos. “É uma peça mais linda que a outra, li o relato da Irmã Martha, me emocionei com a história de vida dela. Quem ainda não compareceu, vale a pena conferir”, opina a visitante.

A exposição no Centro de Eventos vai até o dia 26 de junho e é aberta para toda comunidade.

Fonte: Assessoria Cristiane Sagioratto MTB 7962 PR