Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

Quinta, 07 Junho 2018 08:49

80 educadores dos CMEIs e profissionais da Educação de Vera participam de palestra alusiva ao Dia do Meio Ambiente

CRISTIANE SAGIORATTO

Educadores no CMEIs Vera MT 2Sob o tema: “Saneamento Básico- Consumo Consciente e Preservação Ambiental” visou levar a importância do uso consciente e informar as educadoras quanto à prática pedagógica na escola.

A Prefeitura de Vera em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, (SMECD), realizou na noite desta terça-feira (05), uma palestra sobre o tema Água: Consumo Consciente e Preservação Ambiental no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli. O      tema é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 05 de junho.

80 educadores da Rede Municipal de Vera, entre elas, professoras, coordenadoras pedagógicas, diretoras e monitoras da EMEI Padre Antônio e Antônio Camilo participaram do evento o qual visou levar a importância do uso consciente da água no dia a dia dos educadores bem como informar as crianças na prática pedagógica na escola.

A conscientização deve fazer parte do dia a dia das pessoas e se não for levada à sério, a população vai enfrentar racionamento, como em muitas capitais, a exemplo de São Paulo. “As pessoas não levam a sério a importância da água, muitas vezes, a pessoa fala em preço e não em valor. A água pode sim vir a acabar, a questão do racionamento deve ser levado a sério”, destacou a palestrante Priscila Decome da Nascentes do Xingu/ Águas de Vera.

A diretora da CMEI Padre Antônio, Jussana foi uma das participantes do evento e ressaltou que a palestra veio contribuir para o uso consciente e no cuidado com o meio ambiente no espaço escolar. “Todo o aprendizado aqui hoje será muito enriquecedor enquanto educadora e vamos repassar para nossas crianças no cuidado diário com as plantinhas da escola”, disse Jussana.

Já a professora da Escola Municipal Aloízio Jacob Webler, Rosa Helena Santa, acrescenta que a palestra vem como forma de contribuir para que as educadoras levem o conhecimento adquirido para suas casas, comércio, trabalho, ou qualquer local onde estejam, ou tudo que venha somar ao meio ambiente. “Que o aprendizado seja multiplicado com as outras educadoras que não puderam comparecer aqui hoje e que seja levado não somente para a escola e sim para a vida”, friza.

“Ações como essa contribuem significativamente para o desenvolvimento do município e visa sensibilizar as novas gerações sobre a importância de atitudes responsáveis em relação à preservação dos recursos naturais. Agradeço a atenção e a grandiosa colaboração da Nascentes do Xingu/ Águas de Vera na pessoa da Sra Hélida Parente e destaco a presença das monitoras e professores que prestigiaram mais esta atividade” , finaliza a Secretária Municipal de Educação, Cecília Gabriela Moraes.