Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

Sexta, 11 Agosto 2017 11:43

Dia do Estudante: Homenagem da Adminsitração Municipal

“Há perguntas para as quais a memória não tem respostas. É que tais respostas não se encontram na memória. Encontram-se no coração, onde mora a emoção... “ Rubem Alves

Na concepção da escola organizada por “ciclos de formação humana” destaca-se a pluralidade de saberes e de experiências cognitivas e o reconhecimento da diversidade cultural como fatores de enriquecimento do processo educativo. Esses saberes devem contribuir para a superação de toda forma de discriminação, de segregação e de exclusão escolar.

O estudante tem seu direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente sendo essa garantia o alicerce indispensável e condição primeira para o exercício da cidadania e o acesso aos direitos sociais, econômicos, civis e políticos.

A educação escolar com qualidade social está intimamente relacionada ao caráter inclusivo da escola e à redução das desigualdades historicamente produzidas, assegurando, assim, o ingresso, a permanência e o sucesso de todos tendo por base um projeto de sociedade pautada nos princípios de justiça e igualdade.

Frente aos novos desafios num mundo cada vez mais digital, ser estudante implica ser continuamente um aprendiz nesse processo; ser constantemente chamado a outros confrontos e incertezas; ter controle e gerenciar o tempo estabelecendo prioridades.

Neste 11 de agosto parabenizamos todos os estudantes matriculados oficialmente e aos que dedicam-se aos estudos de outras maneiras.

Que nossas ações e políticas públicas em âmbito municipal possam contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento de todos os verenses.