Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

Sexta, 29 Junho 2018 09:51

Vera realiza 1ª Ação Direito de Viver

WhatsApp Image 2018 06 29 at 09.07.15Cristiane Sagioratto

Iniciativa da Casa da Amizade e Rotary Clube contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde

“Foi mais uma conquista para a população de Vera, se fosse para tirar do bolso, teria que desembolsar mais de R$ 100,00 para consulta com ginecologista. Fui muito bem atendida no exame preventivo”, avalia a gari, Franciane Nunes, 37, uma das pacientes atendidas na 1ª Ação Direito de Viver realizada pela Casa da Amizade e Rotary Clube com apoio da Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (28) na Praça 13 de Maio região central de Vera.

Na oportunidade, a Carreta da Unidade Móvel de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos atendou a população com serviços gratuitos de exames de câncer de próstata (PSA) e preventivos, várias tendas foram espalhadas pela praça e contou com serviços de fonoaudiologia com testes de audiometria, verificação de pressão arterial, ações preventivas e informativas no combate ao mosquito Aedes Aegypti (dengue). A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou profissionais de nutrição, psicologia, fisioterapia, dentistas, enfermeiros e técnicos das 07h às 11h30 para atender a população verense. Foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

De acordo com a coordenadora do Projeto 1ª Ação Direito de Viver, a enfermeira Ivania Ferreira, o objetivo da ação multiprofissional e intersetorial em conjunto com a carreta da unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos visou à prevenção de doenças como o câncer de próstata e câncer de colo de útero, e de proporcionar uma ação preventiva nas diversas questões de saúde para a população verense.

O pedreiro João Alves Camelo, 67, fez o exame de próstata (PSA) nas dependências internas da carreta do Hospital do Câncer de Barretos. Em um espaço climatizado, com estrutura de clínica médica, o paciente relata que agendou o exame no PSF1 no dia 27 de junho e no dia 28 já foi atendido. “Parabenizo a iniciativa do Rotary e Casa da Amizade em trazer esse serviço tão necessário a nossa cidade. A Secretaria de Saúde do município está de parabéns pelo excelente trabalho e agilidade na prestação dos serviços em saúde que vem prestando em Vera”, avalia.

“Agradeço ao prefeito Moacir Giacomelli em apoiar o hospital do amor em disponibilizar nossa equipe da Secretaria Municipal de Saúde em contribuir com nossos serviços em um evento tão necessário a nossa população”, finaliza o Secretário Municipal de Saúde, Waldir Alessandro Gabriel.

Profissionais de Saúde dos PSFs 1 e 2 orientaram a comunidade sobre a prevenção da hanseníase. Houve também distribuição de medicação no combate à verminose e hipoclorito para tratamento de alimentos e água para o consumo humano.

A Saúde de Vera ocupa o 2º lugar da região norte de Mato Grosso, perde apenas para Lucas do Rio Verde.

Confira as fotos da 1ª Ação Direito de Viver: