Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

Segunda, 11 Dezembro 2017 09:07

Secretaria Municipal de Saúde oferece treinamento aos servidores através de parcerias com SENAR e Sindicato Rural

SENAR PSNeste mês de novembro os profissionais do pronto atendimento (PA) e das unidades de saúde PSF 1 e 2 receberam dois treinamentos, fruto de uma parceria com o SENAR/MT e Sindicato Rural. A primeira turma trabalhou sobre Primeiros Socorros e a segunda sobre Relações Interpessoais, afirmou o Enfermeiro e Coordenador da Atenção Básica Geovane Ruhoff.

A equipe do pronto atendimento está diariamente em contato com atendimentos de urgência e emergência, e em nosso município são eles que prestam os primeiros cuidados aos pacientes. Por esse motivo a secretaria de saúde voltou o curso de primeiros socorros prioritariamente para os servidores lotados neste serviço. "A intenção da gestão é capacitar cada vez mais a equipe para que, assim, o trabalho prestado seja melhor a cada dia", ressaltou o Enfermeiro Geovane.

O curso de relações interpessoais veio para trabalhar a relação profissional-paciente e paciente-profissional. Isso porque a equipe da saúde trabalha diariamente e diretamente com o público. E esse tipo de trabalho, de maneira contínua e diária, gera desgaste psicológico nos servidores, uma vez que o ser humano quando em estado de doença aumenta a produção de estresse e não vê outro objetivo a não ser melhorar a sua condição de saúde, o que promove constantes descargas de estresse em cima dos profissionais. SENAR RI 1

Portanto, o treinamento visou capacitar os servidores para que as situações de conflito sejam mitigadas, evitando acúmulo de estresse pessoal e facilitando o processo de recuperação dos pacientes por eles atendidos.

Capacitação e treinamento são processos contínuos, que só trazem maior qualidade para o serviço prestado. O coordenador da atenção básica, Geovane Ruhoff, e o secretário de saúde, Waldir A. Gabriel, agradecem o apoio do Sindicato Rural e da parceria com o SENAR/MT com a realização destes treinamentos.