Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

Quarta, 06 Dezembro 2017 09:01

Secretaria Municipal de Saúde promove palestra aos profissionais das UBS e às Gestantes verenses sobre o Pré-natal, parto e puerpério de qualidade.

doulas 1Nesta segunda-feira (04/12) os profissionais das UBS 1 e 2 se reuniram com a enfermeira Marilene Ritter. Houve uma roda de conversa com o objetivo de levar humanização ao processo gestacional (gestação, parto e puerpério). Pela manhã o encontro foi com os profissionais e a tarde foi com as gestantes das unidades de saúde da família do nosso município.

Marilene, que é Enfermeira e também Doula, esteve representando o Escritório Regional de Saúde de Sinop e conduziu o encontro onde foram discutidas diversas questões que tratam dos direitos e valores da gestante, preparação e escolha do tipo de parto, bem como valorização da gestante como protagonista do seu trabalho de parto. A ideia é que a mulher tenha todos os conhecimentos necessários para decidir onde, como e o tipo de parto a ser realizado, de uma maneira que ela esteja engajada e que tenha suas decisões respeitadas durante o trabalho de parto.

Para entender melhor o trabalho que foi realizado, é importante que a sociedade saiba o que significa "doula". A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Pois, conforme o parto foi passando para a esfera médica e nossas famílias foram ficando cada vez menores, fomos perdendo o contato com as mulheres mais experientes em parto. E dentro de hospitais e maternidades, a assistência passou para as mãos de uma equipe especializada: o médico obstetra, a enfermeira obstétrica, a técnica de enfermagem, o pediatra, enfim cada um com sua função definida no cenário do parto. Mas quem cuida especificamente do bem estar físico e emocional daquela mãe que está dando à luz? Pois bem, é nesse momento que se enquadra a Doula. doulas 8

Geovane Ruhoff - Enfermeiro e Coordenador da Atenção Básica, afirma que "para os profissionais a discussão sobre o assunto promove melhoria no atendimento às gestantes do nosso município e alimenta o assunto para os próximos grupos de gestantes que virão, assim o tema não morre, é sempre repassado às próximas pacientes. E para a gestantes é ótimo porque elas seguem empoderadas até o final da gestação, no parto e puerpério", finalizou.
O Coordenador agradeceu o apoio do Secretário, Waldir Alessandro Gabriel, da Diretora do ERSS, Francisca Teixeira, à enfermeira e doula Marilene Ritter, à Maria Helena da Silva, que esteve representando o Grupo Despertar, e ainda parabenizou as enfermeiras Ivânia Totti e Patrícia Campagnolo, que juntamente com as equipes das UBS I e II fazem constantemente um brilhante trabalho com as gestantes.

Saiba mais sobre Doula