Quarta, 09 Maio 2018 14:31

Caminhada oferecida pela Secretaria de Saúde de Vera reduz doenças crônicas

IMG 3805

A expectativa de vida aumentou muito nas últimas décadas. Essa maior longevidade trouxe uma questão importante que é o envelhecimento saudável. Dentro desse contexto, a hipertensão e o diabetes estão entre os problemas de saúde mais comuns. E na maioria das vezes a origem dessas doenças está na condição de vida sedentária. Foi pensando em mudar essa realidade que a prefeitura de Vera através da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),  desenvolveu o projeto "Caminha Vera".

A ação acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras na Praça Central e, é voltada a toda a população  Verense,  de acordo com o secretário de Saúde e Saneamento do município, Waldir Alessandro Gabriel,  tem como objetivo tirar as pessoas do sedentarismo além de combater doenças crônicas como hipertensão, diabetes, colesterol, dentre outras.

Maria Aparecida Azevedo, participante do projeto,  disse que já teve resultados positivos em relação ao seu diabetes: “Faço parte da caminhada desde o primeiro dia e nunca faltei, dentro de um mês já vi resultados, meu diabetes era em torno de 280, hoje está em 105, quase normal, além disso, antes do projeto, eu andava sempre mancando com dores nas pernas e na coluna, depois que comecei os exercícios não sinto mais dores nas pernas e minha coluna também está muito melhor. Estou muito satisfeita com a caminhada, fiz boas amizades, o professor é muito gente boa, espero que o projeto continue", enalteceu a participante.