Sábado, 28 Abril 2018 15:35

Mais de 200 alunos participaram do programa filhos do Campo em vera

IMG 3512

Com o propósito de ensinar as futuras gerações noções sobre o setor rural e despertar o interesse pelas atividades voltadas ao campo, a Secretaria de Educação Cultura e Desporto (SMECD),  com o Senar e Sindicato Rural de Vera, promoveu nesta semana, o projeto Filhos do Campo.

Desde segunda-feira (23) até sexta-feira (27),  200 crianças, aproximadamente,  entre nove e 12 anos, das escolas municipais e particulares participaram do evento e se encantaram com tudo que viram. O objetivo do programa é oferecer atividades de caráter educativo e recreativo contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das crianças. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade dos modelos da produção agropecuária do município, despertando o interesse e conhecendo o dia a dia de uma propriedade rural que produz alimentos.

O Projeto foi desenvolvido pelo Senar-MT com a finalidade de mostrar para todas as crianças a realidade do meio rural e agrícola conhecendo todas as etapas do processo produtivo e  ainda dando embasamento para que despertem o interesse em serem gestores e profissionais desse meio.
A Engenheira Florestal, Valdete Santana é orientadora e responsável pelo projeto que existe há quatro anos. Segundo ela esse trabalho é fundamental, onde as crianças da cidade participam e ficam sabendo da realidade do produtor rural, sobre aquilo que  chega à mesa da família como leite, a carne a frutas.

O programa foi viabilizado pelo Sindicato Rural de Vera e, segundo o presidente da entidade, Vidimar Siliprandi, a ideia começou a tomar forma em 2017 através da equipe da SMECD na pessoa da  senhora  Anna Claudia Boeing, que juntamente com o Sindicato,  inseriu a iniciativa nas solicitações de cursos ofertados.
Foram muitos os parceiros envolvidos na execução do projeto. A prefeitura de Vera envolveu diversas secretarias para a realização do encontro.
Também ficou a cargo da SMECD, cumprir o cardápio (desde aquisição dos produtos até a produção) incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde. A Secretaria ainda disponibilizou transporte escolar atendendo às exigências do órgão,  assegurando o acesso ás propriedades rurais.

Cecília Gabriela  Mores ,  secretária de educação  parabenizou a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do evento, parabeniza ainda os órgãos responsáveis pelo programa, em especial os profissionais da educação que, juntamente com os alunos acreditaram e "fizeram a proposta acontecer com sucesso absoluto”, completou ela, acrescentando que o aprendizado dessa vivência ficará marcado como um momento memorável.

A visita à cadeia produtiva da pecuária e agricultura possibilita inúmeras abordagens em diversos campos, mentes curriculares que o professor irá explorar também em sala de aula, consolidando a aprendizagem. "Destaco e exalto a parceria dos proprietários das aéreas rurais  que permitiram esse conhecimento e acolheram o grupo "em seus lares como os senhores Sidney  e Luzia Santos, Jolvir Fontana e esposa e sem esquecer-se da dona Ciloca e  o Arno Wber", concluiu a secretária.