Segunda, 16 Abril 2018 16:28

Administração Municipal de Vera realiza formatura da primeira turma de adolescentes que fazem parte das atividades Cidadão do Futuro

IMG 3214

A Administração Municipal de Vera através da Secretaria de Assistência Social realizou na ultima sexta-feira a formatura da primeira turma  "Cidadão do futuro-Jovem Aprendiz"

Esta ação teve inicio no ano de 2017 onde participam os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e tem como objetivo complementar o trabalho social com famílias, prevenindo da ocorrência da situação de risco social, sendo assim uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, com este intuito garantir acesso futuro ao mercado de trabalho, de acordo com as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Foram selecionados 20 (vinte) adolescestes com faixa etária entre 13 á 17 anos, onde os mesmos foram lotados nas secretarias e departamentos da prefeitura atingindo o seu objetivo, que é o fortalecimento do crescimento pessoal e aprendizado profissional.

A noite da última sexta-feira foi muito especial para todos, especialmente para o adolescente Luiz Gabriel de Jesus, escolhido para ser porta voz da turma, ele agradeceu a todas as pessoas que fazem parte do projeto , por ter  participado da 1ª Edição do "CIDADÃO DO FUTURO- JOVEM APRENDIZ" e destacou ainda o aprendizado sobre comportamentos, responsabilidades, a dar valor na família, enfatizou a importância de seu crescimento pessoal e como está ação fez o mesmo ter uma visão diferenciada, destacou também que já atingiu a maioridade e já está empregado.

O programa

O Cidadão do Futuro destina-se à formação profissional e cidadã de jovens aprendizes dentro da faixa etária de 13 a 18 anos, para atuação e participação nas áreas de cultura e administração pública geral. O objetivo é atender jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social, que tiveram direitos violados, egressos do sistema de medidas socioeducativas e menores encontrados em situação de trabalho infantil.

Em razão da enorme procura e do sucesso alcançado com a 1ª EDIÇÃO desta ação, será lançado no próximo dia 20/04/2018 a 2ª EDIÇÃO do "CIDADÃO DO FUTURO - JOVEM APRENDIZ" onde também participarão adolescentes que serão acompanhados e inseridos no SCFV.