Quinta, 12 Abril 2018 13:57

Professores da rede Municipal de Ensino , Juntamente com profissionais da Saúde recebem atenção especial sobre os cuidados com A Voz

IMG 3163

O Dia Mundial da Voz teve origem no Brasil em 1999 e em 2002 à ideia se disseminou pelo mundo, este é comemorado no dia 16 de abril e tem como objetivo promover ações de orientação e conscientização sobre o tema, a fim de destacar a importância de cuidados com a saúde da voz e a prevenção da população a respeito dos hábitos incorretos no uso das cordas vocais, que podem causar doenças como edema de laringe, nódulos e pólipos.

Em alusão a este, a Administração Municipal por meio da Secretaria de saúde de Vera com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, esta realizando uma campanha que este ano é voltado aos professores e funcionários da Saúde Pública da nossa cidade.

O objetivo da campanha é alertar a esses profissionais sobre os devidos cuidados com a voz e a importância de utilizá-la adequadamente, além de chamar a atenção para importância da saúde vocal e estimular a identificação de doenças vocais.

A professora Eliana Claudia Antônia com mais de 20 anos de profissão, relata que leva os cuidados com a voz muito a sério, isso por que quase perdeu seu instrumento de trabalho com o não uso correto de tal ferramenta. Há dois anos ela esta fazendo tratamento com fonoaudióloga e tenta passar essa experiência para os colegas de profissão.

As oficinas da Campanha da Voz acontecem em escolas da rede municipal de ensino e são coordenadas pelo Núcleo de Apoio á Saúde da Família-NASF. Onde compõe o grupo cerca de quatro profissionais, a fonoaudióloga Meuri Ane Lima fala sobre os cuidados com a voz, sobre higiene vocal, e são feitos exercícios para aquecimento vocal e desaquecimento vocal. Já a nutricionista Danieli Buzzacaro orienta sobre a necessidade de hidratação e uma alimentação saudável, com frutas e verduras, além de evitar bebidas alcoólicas, excesso de café e alimentos gordurosos antes de usar a voz como num dia de trabalho.

A psicóloga Rejane Gallo tem o papel de orientar e explanar sobre o estresse e a ansiedade e como são negativos também para a voz, isso sem esquecer as nossas emoções da respiração correta, e para terminar o educador físico Ederson Santos fala sobre a importância da postura, além de ensinar certos exercícios de alongamento para relaxamento da musculatura da cintura-escapular, grupo importante para a voz.

CUIDADOS PREVENTIVOS PARA A VOZ:

- Hidrate suas cordas vocais. Beba água, preferencialmente em temperatura ambiente;

- Beba suco de frutas cítricas, pois ajuda na reabsorção de secreções produzidas pela mucosa da laringe, diminuindo a sensação de pigarro;

- Descanse e durma bem - de seis a oito horas diárias;

- Não utilize abusivamente a voz sem treinamento adequado;

- Evite fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso ou usar drogas;

- Evite tossir, gritar, pigarrear ou cochichar;

- Evite usar a voz quando estiver gripado ou resfriado;

- Evite o uso de soluções caseiras (gengibre, pastilhas, entre outras), principalmente antes do uso da voz;

- Articule bem as palavras;

- Realize aquecimento e desaquecimento vocal;

- Evite falar ou gritar enquanto estiver realizando atividades físicas;

- Se apresentar algum sintoma por mais de quinze dias procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.