Sexta, 06 Abril 2018 15:08

Município de Vera Realiza capacitação com Merendeiras da Rede Municipal de Ensino

2018 04 05 PHOTO 00000161

O Prefeito Moacir Giacomelli (PSB) através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto promoveu o uma importante reunião com as merendeiras da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu no dia 4 de Abril.

A ação foi feita na Escola Professora Silvia Helena Machado pela nutricionista Priscila Boek  juntamente com a Secretária de Educação Cecília Gabriela Moraes  e  gestoras escolares. O evento teve como objetivo fazer a apresentação formal da nutricionista que tomou posse pelo concurso publico municipal,  e capacitar as profissionais da área de manipulação de Alimentos quanto a sua função e a importância do trabalho destas.

A secretária saudou a todas e falou da necessidade dos momentos de encontro; sobre as atribuições do cargo de merendeira; responsabilidade conforme determina a legislação vigente em especial as normas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que tem como pilar ações de educação alimentar e nutricional nas escolas com o objetivo central de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis e adequados. Ressaltou que toda informação deve ser encaminhada à gestora escolar  que, por suas vez, comunicará a nutricionista a fim de oferecermos uma merenda de qualidade a todos os alunos.

A programação desse encontro incluiu:

Normas, técnicas e condutas no serviço de alimentação escolar;

Manipulação, higiene e cuidados com os alimentos;

Cuidados com o lixo;

Preparo e distribuição da merenda;

Armazenamento e recebimento de mercadoria;

Equipamentos de proteção individual (EPIs)

Na ocasião, as merendeiras puderam sugerir, perguntar e fazer queixas à nutricionista.

Esse momento foi de grande relevância, pois assim estaremos garantindo a Segurança Alimentar para todos os alunos da Rede Municipal, com destaque para educandos e educandas que apresentam intolerância a alguns alimentos e que é imprescindível a informação correta e o laudo apresentado pela família para oferecer a merenda adequada. Ações que exigem da equipe gestora atenção redobrada já que compete a elas o acompanhamento e controle desses casos. A Secretária de Educação enfatizou  que temos uma equipe de trabalho na área alimentar  composta por pessoas dedicadas, com boa experiência, algumas com formação técnica específica; enfim, profissionais que têm uma verdadeira missão no cotidiano escolar. Registrou ainda o reconhecimento àquelas que realizam seu trabalho de forma comprometida, responsável e com uma boa pitada de amor, porque cozinhar é uma arte!

Sabemos que uma merenda de qualidade contribui para uma melhor aprendizagem do aluno e uma das propostas desse encontro foi passar para nossas cozinheiras informações importantes que vão contribuir com a educação garantindo uma merenda de qualidade em nosso município afirmou Priscila Boek, nutricionista da SMECD.