Segunda, 05 Março 2018 10:55

DISCUSSÃO SOBRE A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)

foto 2 dia de base

A Base Nacional Comum Curricular define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito durante a educação básica. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais. A BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do Ensino em todo o Brasil.

O “Dia D” sobre a BNCC acontecerá no di a 06 de março com o objetivo de promover uma discussão nacional sobre a estrutura e as competências da BNCC em todas as localidades do Brasil, envolvendo secretarias, escolas e comunidade escolar. Trata-se de uma aproximação ao texto homologado da BNCC por meio de apresentações, atividades e dinâmicas propostas. O “Dia D” terá um caráter formativo sobre o documento e ao mesmo tempo de engajamento dos profissionais da educação para a implementação que se inicia.

As instituições da rede municipal de ensino de Vera-MT se organizaram para os estudos da BNCC onde serão realizadas atividades informativas especialmente no que se refere às mudanças provenientes da adoção da BNCC bem como a revisão do currículo da Rede Municipal e do PPP (Projeto Político Pedagógico) cabendo à Secretaria de Educação e equipes gestoras apoiar e envolver os professores na participação desse processo. Concomitantemente  acontecerá o Planejamento Semestral que se efetiva após o diagnóstico inicial (período de sondagem).

Nós acreditamos numa proposta que vem de encontro a melhoria da qualidade educacional; assim conclamamos  todos os verenses, em especial a comunidade escolar, a fazer parte do estudo conosco e buscarmos a compreensão das dimensões das competências gerais e como elas progridem ao longo da educação básica.

Vera Dierings

Coordenadora Pedagógica